segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Manifestem-se, que faz bem à saúde! #2

Alunos do Piaget contra fim de praxe (Jornal de Notícias)

A Direcção do Instituto Piaget avisou os alunos, por telefone, na sexta-feira, de que este ano não serão permitidas praxes dentro dos muros da escola.

Estudantes denunciam "machadada" na tradição e ameaçam protestar.

O primeiro sinal de "indignação" será dado esta manhã, no campus do Alto do Gaio, em Viseu. Às 10 horas, na abertura solene do ano lectivo, "doutores" e caloiros prometem manifestar-se à porta da instituição.

"Não arredaremos pé enquanto a direcção não vier à rua explicar as suas razões para o fim anunciado dos rituais de praxe", avisa Marisa Andrade, presidente da Comissão de Tradições Académicas (CTA).

(...)

Um dos actos de praxe previstos, "de grande utilidade para quem chega", é a visita às instalações proporcionada aos caloiros pelos colegas "doutores".

(...)

P.S. Só para assinalar que, pelos vistos, as pessoas da "comissão de praxes" (que aqui tem outro nome... se calhar é uma coisa diferente...) não sabem mesmo que é possível fazer uma visita à escola sem praxes à mistura. É capaz de ter que se pensar muito para descobrir como é isso possível. Olhem, vai uma sugestão: e se a manifestação contra a proibição das praxes fosse pela escola e não à porta ("sem arredar pé")? Uma manifestação não é (ou melhor, não tem que ser como) as praxes.

1 comentários:

Ponnette disse...

É triste que andem a manifestar-se pelas praxes, em vez de se andarem a manifestar contra ter de pagar propinas, contra as faculdades irem começar a ser geridas por empresas e outras coisas que tais... Os vossos filhos (se forem para a faculdade) vão agradecer-vos imeeeeenso por em vez de terem lutado por uma escola melhor terem andado a pedir para poder andar de joelhos durante uma semana.