Audiovisuais

Os dois vídeos que se seguem foram criados por alguns membros do MATA, em 2006. O primeiro foi feito para anunciar a Festa que celebrou o lançamento do CD 'Não resistir só e não só resistir', de que podem ter um cheirinho no subseparador Música. O segundo foi um vídeo apresentado durante essa mesma festa e faz um apanhado de cerca de 15 anos de história do MATA.






Que cultura queremos nós? Uma cultura de reprodução e estagnação ou de criação e inovação? Entretenimentos anestésicos ou prazeres emacipadores? Uma cultura de aculturação ou a descoberta comum da liberdade? Uma universidade convergente ou uma diversidade divergente?

A cultura não se esgota na "cultura de consumo", em monopólios comerciais, em lavagens cerebrais "marketinguianas, no capricho das modas, na esterilidade das ideias, no conformismo das mentalidades. Imaginamos uma cultura diferente que, pondo em causa, actue, transformando a sociedade.

Precisamente por isso esta ideia/desafio: gravar um CD com sons, canções, ruídos e outras músicas para responder criativamente às tradições conformistas, às caixinhas corporativas, ao autoritarismo e às hierarquias que nos chateiam dentro e fora da escola, com o intuito de produzir sons insubmissos que contribuam para abalar os silêncios e para abanar os corpos, para furar os muros e para ferir os medos, porque não compramos caladinhos a escola-mercadoria, porque não aceitamos as ordens "da praxe", e muito menos a velha ladainha do "não há nada para fazer".

Quisemos chamar gente para fazer este CD juntamente connosco.
Porque há muito a fazer, e muitas formas de cantar, discutir, desenhar, pensar, pintar, interpretar, gravar, escutar... E com isto ter prazer! Porque essa outra cultura feita com os outros e para todos (e não pelo capital para geral capital) é possível. E não só...