sexta-feira, 8 de maio de 2009

Inebriados pela Tradição Académica

Notícia em http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/45164

E a crítica, aos cortes orçamentais para o Ensino Superior, à diminuição da representatividade dos estudantes nos órgãos de decisão das faculdades, à privatização do ES, ao aumento ridículo do número de bolsas a alunos (mais 17), ao aumento constante das propinas..., onde está? A vontade dos estudantes ficou-se pela cerveja? O êxtase de ser estudante resume-se a isto, às praxes, às tunas e ao traje? Onde está o resto?

O amorfismo reina no cada vez mais pequeno condado dos estudantes.

«Queima das Fitas de Coimbra: mais de 100 comas alcoólicas numa semana
Muitos dos estudantes que participaram nas festividades académicas foram parar ao hospital devido ao álcool e às consequências dos seus efeitos: acidentes, cortes, quedas e agressões.

A Queima das Fitas de Coimbra, que começou na passada sexta-feira e termina amanhã, já levou aos hospitais mais de cem estudantes com problemas relacionados com o consumo de álcool.

Segundo o jornal Correio da Manhã, até ao dia de ontem foram recebidos 147 casos de comas alcoólicas nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo os dias da Serenata e do Cortejo sido os que levaram a mais exageros.

A afluência aos Hospitais foi tão grande no dia do Cortejo, que alguns dos estudantes tiveram de ser reencaminhados para o Centro Hospitalar de Coimbra. O álcool em excesso levou também a alguns casos de cortes, quedas, despistes e agressões.

Apesar de os números serem alarmantes, os Hospitais da Universidade de Coimbra já comunicaram que estes números são semelhantes a anos anteriores.»

0 comentários: