quarta-feira, 2 de novembro de 2011

4 notícias reveladoras da política actual para o Ensino Superior (ainda) Público

Cerca de dez mil alunos vão perder a bolsa de estudo

O número de estudantes bolseiros no ensino superior vai voltar a descer este ano. Cerca de dez mil alunos deverão perder o apoio, a maioria dos quais devido ao fim do regime transitório que vigorou no ano passado. Com as regras do novo regulamento de Acção Social, os indeferimentos deverão chegar quase aos 30%, o número mais alto dos últimos anos.

Cortes na Acção Social atingem 5,2 milhões em 2012

Os Serviços de Acção Social (SAS) das instituições do ensino superior - que apoiam os estudantes em áreas como o alojamento, alimentação, bolsas de estudo, entre outras - vão gastar 65,7 milhões de euros em 2012, o que representa um corte de 5,2 milhões em relação a este ano, de acordo com os cálculos do PÚBLICO feitos com base nos mapas da despesa dos SAS que acompanham a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2012.

Dívida do Estado deixa três mil jovens sem crédito

São mais de três mil os estudantes do ensino superior que podem perder o crédito bancário que os ajuda a pagar a faculdade, porque o Estado tem uma dívida para com a entidade que gere a linha de empréstimos.

Anualmente, cerca de três mil jovens tentam obter financiamento para frequentar o ensino superior. Este revés no sistema de atribuição de crédito pode significar o não-ingresso ou o abandono de muitos estudantes.

Cortes no ensino superior vão ultrapassar os 178 milhões

Os cortes nas despesas das instituições do ensino superior vão ultrapassar os 178 milhões de euros no próximo ano.

De acordo com a análise do PÚBLICO aos mapas que integram a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2012, as despesas de 13 universidades e 17 institutos politécnicos vão totalizar 1,4 mil milhões de euros, o que representa uma quebra de 178,9 milhões (11,1%) em relação aos valores inscritos no Orçamento de 2011.

0 comentários: