Sobre este dia, linkamos ao seguinte post no 5dias. net, do qual transcrevemos uma parte. A seguir postamos também esta notícia do Público.
______
O eferreá da efeméride
Dia do Estudante: Alunos do Secundário e Superior manifestam-se, universitários ficam de fora
23.03.2010 - 17:31 Por Lusa
O Dia do Estudante é assinalado quarta-feira com uma manifestação de alunos do ensino básico e secundário e outra do ensino superior, mas sem a participação de algumas das principais associações de estudantes universitários.
Contactado pela agência Lusa, um representante da Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico explicou que a manifestação é nacional, mas os alunos que se vão concentrar frente ao Ministério da Educação vêm de escolas do distrito de Lisboa e Setúbal.
De acordo com Luís Encarnação, o carácter nacional da manifestação traduz-se por acções de protesto das várias escolas secundárias e básicas do país frente à Direcção Regional de Educação correspondente.
Explicou que em Lisboa a acção tem início marcado para as 10h na Praça do Saldanha e os alunos irão depois a pé pela Avenida da República até ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro.
Em causa, justificou Luís Encarnação, estão o Estatuto do Aluno, cujas "alterações hão de ser para pior", os ataques à "liberdade em democracia", com os "estudantes de todo o país que já foram identificados pela Polícia", e a privatização dos serviços escolares, porque "o Estado anda a fazer obras nas escolas a troco de privatizar o bar, a cantina, a papelaria e o espaço da escola".
Pelo Ensino Superior, a Associação de Estudantes da Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha convocou uma manifestação nacional que pretende reunir estudantes universitários de todo o país na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, pelas 14h, para depois caminharem até à Assembleia da República.
À iniciativa já aderiram alguns movimentos estudantis, como um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro e outro do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), mas de fora ficaram algumas das principais associações de estudantes universitários do país.
"Que eu saiba, oficialmente, não [está marcada nenhuma manifestação]", disse à Lusa o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ricardo Morgado.
Adiantou que, para quarta-feira, está apenas prevista a entrega de um abaixo-assinado na Assembleia da República e de uma cópia no Ministério da Educação, a pedir a suspensão do regime de prescrições por dois anos.
Localmente, a FAP vai participar numa acção de protesto juntamente com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto pela construção das instalações prometidas "há 33 anos" àquela instituição de ensino.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) também participa na entrega do abaixo-assinado e o presidente da AAC, Miguel Portugal, adiantou à Lusa que para o Dia do Estudante está apenas prevista "uma campanha informativa aos estudantes sobre as dificuldades do ensino superior", marcada para as 12h30, no Largo Dom Dinis.
A Lusa contactou ainda a Associação de Estudantes da Universidade de Lisboa (AEUL) cujo presidente, Gonçalo Assis, adiantou que a única iniciativa marcada para assinalar o Dia do Estudante na qual a AEUL participa é a recepção aos estudantes Erasmus, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pelas 18h30.